Facetas Dentárias

Facetas Dentárias

As expectativas dos pacientes no século 21 aumentaram no que diz respeito à estética dentária, sendo que na população mundial mais de metade dos pacientes não estão satisfeitos com a estética do seu sorriso. Vivemos numa sociedade onde cada indivíduo está sempre à procura do aperfeiçoamento estético do seu sorriso, sejam eles por motivos psicológicos ou sociais.

Há poucos anos, os tratamentos estéticos eram realizados à custa de grande desgaste da estrutura dentária mas com a evolução da medicina dentária, surgiram novas técnicas e materiais, favorecendo uma abordagem mais conservadora nos procedimentos estéticos.

Uma das alternativas para uma reabilitação estética e funcional dos dentes são as facetas. Estas são restaurações parciais que têm como objetivo recobrir as superfícies dentárias e podem ser realizadas pelo método direto ou indireto.

As facetas diretas são realizadas pelo próprio Médico Dentista e podem ser confecionadas com resina composta diretamente na superfície dentária, com preparos mais conservadores, numa única sessão clínica. Estas facetas conferem resultados satisfatórios, com facilidade de reparação e longevidade aceitável, não possuem potencial abrasivo de desgaste da dentição antagonista e possuem um menor custo quando comparada com as facetas indiretas. As desvantagens inerentes à sua utilização prendem-se com o facto de estas apresentarem baixa resistência quando comparadas com as facetas indiretas, instabilidade da cor e dificuldade de mascarar os substratos dentários escurecidos.

As facetas indiretas envolvem um procedimento laboratorial do técnico de prótese e podem ser confecionadas em cerâmica. Estas têm como vantagem promover ótimos resultados no restabelecimento da estética, serem biocompatíveis, apresentarem uma boa previsibilidade a longo prazo, boa recuperação dos tecidos envolventes e como vantagem principal uma preparação dentária muito conservadora. Contudo, a cerâmica apresenta como desvantagem a possibilidade de desgastar os dentes antagonistas, necessitar de maior tempo para a sua confeção, o que resulta no seu elevado custo.

Como todos os procedimentos restauradores, as facetas apresentam as suas indicações e contraindicações, que devem ser cuidadosamente analisadas para o sucesso da reabilitação oral. Este método de reabilitação é frequentemente indicado em pacientes com casos de dentes com alteração da cor, forma, posição ou volume, fraturas dentárias ou restaurações muito extensas.

É de salientar sempre que o sucesso dos tratamentos estéticos só é alcançado quando o paciente é instruído e motivado para manter a boa saúde oral. A contribuição do paciente e do médico dentista para o controlo periódico é imprescindível para o sucesso a longo prazo do tratamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.