Nutrição

Papel do Nutricionista:

O nutricionista estuda os alimentos e a forma como o organismo os utiliza, em especial como os absorve ou metaboliza. Este profissional de saúde tem a capacidade de aconselhar através de Consultas de nutrição, educar e monitorizar ao nível nutricional.

Intervenção nutricional: Uma adequada intervenção nutricional passa por prestar orientação adaptada às necessidades nutricionais específicas do indivíduo, assim como as suas preferências e os seus hábitos alimentares. Cada organismo é singular, pelo que não existem receitas únicas e milagrosas, mas sim um processo personalizado de interiorização e aplicação diária de hábitos alimentares mais saudáveis.

Consultas de Nutrição:

Dirigidas a todas as faixas etárias, saudáveis ou com patologias, englobando as seguintes situações: reeducação alimentar; perda, controlo ou aumento de peso; diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado; distúrbios do comportamento alimentar; alimentação especial: crianças, grávidas, idosos, desportistas, vegetarianos; alergias e intolerâncias alimentares.
A primeira consulta passa pela elaboração de um plano alimentar baseado na avaliação efetuada (nutricional, antropométrica, hábitos alimentares, estilo de vida) e adequado à situação atual e específica de cada indivíduo, de forma a obter os objetivos específicos pretendidos. As consultas subsequentes passam pela avaliação dos resultados obtidos, verificação da adesão do plano por parte do individuo e verificação da motivação do mesmo para continuar a seguir as orientações.